terça-feira, 9 de março de 2010

Antigo colega de arte marcial fala sobre Dourado -Daniel Souza -


Hoje recebi um e-mail de Daniel Souza, um antigo colega de Shorinji Kempo, de Marcelo Dourado, que me autorizou a publicar seu e-mail.

Olá Patrícia.

Olhei seu blog e gostei.
Fui colega de Shorinji Kempo do Marcelo por alguns anos aqui em Porto Alegre. Tenho acompanhado diariamente o BBB 10 por causa do Dourado mesmo. Tenho visto essas polêmicas em torno dele e envio pra ti um texto que talvez possa ajudar em alguma coisa.
Lembro que na época em que éramos colegas ele nos falou em fazer uma tatuagem com o Manji, símbolo de nossa arte marcial. Uns tempos depois apareceu na academia com a tatuagem.
O texto que segue abaixo, na íntegra, é traduzido do inglês de um livro-texto do Shorinji Kempo chamado Fukudoku Hon, do meu próprio exemplar aqui em casa, que me foi presenteado pelo nosso professor de Kempo. Explica claramente o significado do símbolo que o Dourado colocou na sua tatuagem, chamado "Omote Manji". Aqui está um link mostrando a capa deste livro e, como você vai ver, bem no centro está o próprio Manji: http://www.budovideos.com/shop/customer/product.php?productid=16996 Mais abaixo na mesma página estão outros livros do Shorinji Kempo também com o Manji na capa.
Neste vídeo postado no Youtube, feito na época da morte do fundador de nossa arte marcial, aparece o Manji ao fundo, em 90% do tempo, enquanto o fundador demonstra as técnicas: http://www.youtube.com/watch?v=HPyKLKVy7_A
Neste outro vídeo que é um documentário, é mostrado claramente o Manji na sede mundial do Shorinji Kempo situada no Japão, no início e no final do vídeo: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&feature=related&v=OWG9CLJQvw8
Neste link aparece a evolução dos emblemas usados nos quimonos dos praticantes de
Shorinji Kempo, sendo que os primeiros são com o Manji: http://personal.inet.fi/koti/vesa.maki-kuutti/docs/skkajmanjienglish.htmlSegue o texto:
(Fiz uma postagem só com o texto pra quem quiser tirar toda e qualquer dúvida sobre o símbolo e o que, ele representa para os adeptos da arte do Shorinji Kempo, é só clicar aí): http://patriciardefaria.blogspot.com/p/suasticamanji.html

Como se vê não há nada de nocivo no símbolo. A arte marcial que Dourado praticou e gravou no corpo o seu símbolo, foi fundada por um militar japonês que, com o fim da 2ª Guerra Mundial, encontrou o Japão dizimado e com a juventude desorientada e desprovida de valores. Com o intuito de contribuir para o restabelecimento da pátria e de dar esperança à juventude, Doshin So, o fundador do Shorinji Kempo, chamou os jovens ao seu alcance, os alimentou, e ensinou uma arte marcial que através da prática, desenvolvia o espírito de solidariedade e união. Seu objetivo era formar líderes que agissem com decência, defendessem os fracos e que realmente contribuíssem para um mundo melhor pois ele pregava que tudo dependia da qualidade das pessoas. Estes valores e sentimento de união é partilhado por todos nós praticantes desta arte marcial.
Abraço.

Daniel Souza

7 comentários:

  1. Muito legal... Realmente o que estão aprontando para tirar esse BBB das mãos do Dourado não é fácil. Ainda tem adversário que tem a cara de pau de dizer que o Boninho quer fazer o Dourado campeão... Me faz rir muito esse tipo de pensamento, principalmente quando me deparo com o Blog da Ana Souza de O Globo, onde afirma que "a torcida do Dourado, mudou de foco e vota em Dicesar". Todo mundo sabe que a torcida do Dourado está votando em peso no Eliéser e notícias como essa tem por objetivo dividir os votos da torcida do Dourado, enquanto as demais só votam no Dourado, tentando assim derrotá-lo no paredão de logo mais.

    ResponderExcluir
  2. Me arrepiei vendo esse vídeo! muito muito bacana!!!
    Seguimos votando, "só os fortes sobrevivem" (only the strong survive)
    Shendall

    ResponderExcluir
  3. oie confere a fofa da lana tyler la no blog http://douradobbb.blogspot.com :)
    bjus tuka

    ResponderExcluir
  4. Essa menina é a coisa Mas fofa.. eu já comente lá.. e sigo ela sempre..

    ResponderExcluir
  5. patty

    sempre leio aqui mas nunca comentei neste espaço.trocamos mens pelo tt mas vim aqui colocar algo q me indignou.acabei de postar no arti o mesmo comentário.

    bjs dourados da x




    buenas,buenas!

    arti e comentaristas

    assistindo à conversa entre dourado,michel e fernanda na madrugada...uma coisa me ocorreu a respeito da tão falada tatuagem do dourado.michel comentou com fernanda o q dourado vem dizendo desde o ínicio do programa.q se trata de um símbolo milenar oriental e todas aquelas coisas q já sabemos.michel disse q,em sua viagem pela índia,onde passou 1 mês,viu mtas imagens da "suástica" e q,de fato,se trata de um símbolo mto usado,mto comum,q não se trata de nazismo e não tem conotação negativa alguma(sim,já sabemos).o q me chamou a atenção nisso tudo,foi o fato de michel saber disso mas qdo elenita,lá no ínicio do bbb,teve aquela discussão toda com dourado a respeito de tal símbolo,ela vai justamente até michel e diz estar indignada com a postura de dourado sobre ter tal tatuagem.todos já sabiam q michel é judeu.mas o q quero dizer aqui é q michel,conhecendo tal símbolo,diz a elenita:ahh o dourado é louco,meu!um idiota!

    SE michel tivesse esclarecido à ela do q,realmente,se tratava,toda essa confusão de nazismo aqui fora não teria dado tanto pano pra manga.pra mim,michel sabia q isso poderia depor contra dourado e o público poderia tirá-lo da casa no 1o paredão q fosse.não se esqueçam q quem começou toda a movimentação das conversas de q ex bbb já teve sua chance e q nem deveriam estar lá,foi justamente michel,lá na 1a semana de programa.

    pra mim,michel foi conivente com a idéia de elenita de queimar dourado com os outros participantes e,principalmente,com o público,já q o único judeu da casa não tratou de desfazer a confusão.isso,pra mim,foi ardiloso demais,baixo demais,rasteiro demais,sujo demais.


    eu sei q,na noite do cinema do líder na 2a feira da semana passada,cacau durante a sessão,maldosamente comentou com michel q dourado tem uma suástica e q michel esclareceu tudo,calando a boca da venenosa cacau.mas isso só se deu mto depois de dourado ter falado sobre isso na frente de michel,e tenho certeza de q o fez,justamente,pra q não ficasse nenhum mal entendido.

    mas durante a madrugada,tive a certeza de q michel foi omisso de propósito desde a discussão de elenita com dourado.

    bonito,hein?porra michel!q tu és um ensaboado,traíra,q fala mal dos outros pelas costas,q gente tá careca de saber.mas aquilo já parte pro lado baixo,deixando o jogador de lado e mostrando um mal caratismo q me indignou.

    alguém aí tb se tocou disso?ou será q já haviam comentado aqui antes,em algum outro post?


    beijos dourados da x

    ResponderExcluir
  6. Putz ontem eu dormi cedo eu num assiti a conversa da madrugada.
    Mas o Michel é bem capax, ele falso até o último fio do cabelo, massss apesar de se achar muito intelig^rnte, ta jogando mal pra caramba.
    Ja ta + q queimado aqui fora, então num me preocupo tanto com ele, com me preocupo com o Dicésar e com a LIA!

    ResponderExcluir
  7. Nossa vi alguns pedaços deste video e os comentarios nele, nao concordo com muitas coisas, o dourado é rude mesmo, arrogante mesmo, tem cara de mau sim e é homofobico sim falou sobre a coisa da Aids ser transmitida por homo, tanto falou que ninguem colocou o video na integra e esta outra parte qdo estao reunidos na mesa e falam sobre bater em cachorro esse bla,bla,bla em outro momento ele falou que nao bateria em mulher pq tem amigas aqui fora, e depois falou que bateria na Angelica... outra coisa é a tatoo, para quem nao conhece como era o meu caso a principio eu tbem achei que era um simbolo da suastica sim, e esse e um jogo nao acredito e nem concordo com o nosso colega ai em cima que nem seio nome... olha pessoal é claro que tem pessoas que amam o Dourado assim como tem gente que nao é muito fa, mas se tratando de BBB e tento que escolher um a esse ponto e logico que gostaria que o dourado ganhasse ate pq nao tem jogador a altura, para mim esse foi o pior BBB da historia,

    ResponderExcluir