Suástica(Manji)

"Omote Manji e Ura Manji"

Quais são os significados e a estrutura do Manji?
No oriente, o Manji é freqüentemente usado para representar templos em mapas, e ele é comumente entendido como sendo um símbolo budista. O símbolo propriamente dito é, contudo, mais antigo do que o Budismo e possui um significado profundo.
O Manji representa a fluidez do universo e a base da vida. Os opostos que organizam nossos pensamentos – céu e terra, dia e noite, positivo e negativo, masculino e feminino, sul e norte, verão e inverno, fogo e água e muitos outros – permanecem em oposição evidente. Contudo, cada um deles mantém sua própria natureza distinta enquanto encontra relações harmoniosas com seu oposto. A forma do Manji reflete isso. A linha perpendicular conecta simbolicamente, céu e terra, enquanto a linha horizontal une a luminosidade e a escuridão. Os dois combinam-se para formar uma cruz que representa o universo em harmonia, ultrapassando os limites do tempo e espaço, e de onde vem o poder que cria e nutre todas as coisas. As linhas localizadas na cruz representam a sabedoria de que o universo e todas as coisas nele contidas mudam constantemente, nunca atingindo um estágio de permanência.
O Manji torna-se um círculo
Depois da prática extensiva, o indivíduo pode despertar para o fato de que ele é uma parte vital do fluxo e da mudança do universo, e pode também descobrir o profundo valor e o significado de viver. Isto preenche o indivíduo com um estado de paz mental inalterável, conhecido no Zen como Satori. Ele surge através da união com o universo. Quando uma pessoa atinge o Satori, ou Iluminação, as inter-relações que o Manji representa podem ser vistas como completas, e o Manji torna-se um círculo.
Quais são as diferenças entre Omote Manji e Ura Manji?
O Omote (“lado da frente” ou, uma vez que ele fica costumeiramente no lado esquerdo) Manji representa misericórdia infinita ou o amor de Dharma (Verdade Superior, Lei que tudo rege, Deus), que permeia o universo e cria todas as coisas. O Ura (“lado de trás”, ou direito) Manji representa o intelecto e a força. Diz-se que os chineses derivaram seu ideograma para força, do Ura Manji. Apesar de Omote Manji e Ura Manji serem costumeiramente usados lado a lado no Budismo, o Manji usado nos uniformes do Shorinji Kempo no Japão e em muitos outros países, é o Omote Manji.
O espírito de cuidar dos outros bem como a si mesmo é mostrado pelos ensinamentos de Buddha. Este caminho pode ser seguido pelo uso do intelecto e da força, simbolizados pelo Ura Manji, para desenvolver a si mesmo e transformar-se em uma pessoa merecedora de confiança e que pode servir à humanidade como uma expressão da misericórdia e do amor, representados pelo Omote Manji.

O Manji simboliza o espírito do Riki Ai Funi
A harmonia dos opostos, simbolizada no Manji, inclui a harmonia do intelecto com a misericórdia, e da força com o amor. Esta harmonia repousa no coração do princípio do Riki Ai Funi (um princípio do Shorinji Kempo que significa “Força e Amor Permanecem Juntos”) do Kongo Zen (ramo filosófico/religioso do Shorinji Kempo baseado na filosofia Zen Budista), um princípio que também nos dá orientação sobre como nós devemos praticar e usar as técnicas do Shorinji Kempo. Entender as verdades representadas pelo Manji é vital para entender o coração do Kongo Zen.
Notas:
(1) Do Sânscrito Antigo
O Manji foi originalmente um símbolo Sânscrito que significava “furacão”, “bom destino”, “base da vida” e “universo em constante mutação”. Após a morte de Buddha, este símbolo foi gravado em pegadas de pedra para marcar os locais por onde ele supostamente havia passado e também em estátuas que o representavam.
(2) Seu uso no ocidente
O Manji também foi usado no ocidente como um símbolo de boa fortuna. Em seu uso religioso, refere-se aos quatros L’s (em inglês): Light (Luz), Life (Vida), Love (Amor) e Liberty (Liberdade).
(3) A suástica nazista
O nazismo foi um movimento iniciado pelo partido político liderado por Adolf Hitler na Alemanha. Em 1933 ele chegou ao poder e iniciou uma autocracia que levou o mundo a iniciar a Segunda Guerra Mundial na Europa e na África. O partido defendia o anti-individualismo, o anticomunismo e o anti-semitismo. Durante a guerra, eles comandaram a execução de aproximadamente seis milhões de pessoas que pertenciam a grupos tais como judeus e ciganos, bem como comunistas, homossexuais e outros que eles planejaram perseguir até a extinção. Os nazistas mudaram de direção o Ura Manji, o Manji da força, e usaram-no como um símbolo do nazismo. Este uso distorcido do Manji levou aqueles que entraram em contato com o nazismo a sentirem-se desconfortáveis com o Manji. Contudo, o estudo adequado da história do Manji revelará que seu significado é completamente diferente daquele representado pela suástica."